domingo, 30 de maio de 2010

Nutrição vegetariana - Vitamina D

A vitamina D ou calciferol é um micronutriente e é lipossolúvel. A nossa necessidade diária de vitamina D é pequena e com o passar dos anos vai aumentando; crianças e pessoas com até 50 anos necessitam de 5mg por dia, pessoas de 51 até 70 anos precisam de 10mg por dia e pessoas acima de 70 anos precisam de 15mg por dia.

Esta vitamina é abundante no reino animal e é quase excassa no reino vegetal, apenas alimentos fortificados (e normalmente estes provem de fonte animal) como leite de soja e cereais. Inexistente em frutas secas, quantidade mínima em folhas e frutas, cogumelos podem conter quantidades maiores.

É essencial tomar sol para que ela possa realizar as suas funções; 15 minutos de sol por dia é o suficiente. Mas fatores como: latitude, idade, pouição, pigmentação da pele, etc pode atrapalhar a síntese.

É responsável por regular o cálcio e o fósforo no organismo, ajuda na absorção destes minerais no intestino, reaborção do cálcio nos rins, formação óssea, formação dentária; tem um papel bastante importante em funções metabóliacas, neurológicas, musculares e cardíacas.

A deficiência da vitamina D é séria, que pode causar algumas doenças como: Raquistimo (só ocorre em crinaças), Osteomalacia (só ocorre em adultos) e a famosa Osteoporose. A deficência pode ocorrer por ingestão inadequada ou exposição insuficiente a luz solar. A falta da vitamina D também parece estar interligada com doenaçs crônicas como: câncer, pressão alta, depressão, esquizofrenia entre outras doenças.

O excesso desta vitamina também pode causar sérios problemas, hipercalmia (excesso de cálcio no sangue) é um dos principais sintomas. Outras sintomas são: pressão alta, perda de apetite, vômitos, excesso de urina, muita sede, fraqueza e nervosismo. Porém é raro de acontecer e a exposição ao sol por longos períodos não é ligada com o excesso de vitamina D.

 Caso haja a falta da vitamina D consulte um nutricionista para verificar uma recomendação de suplementação na quantidade correta que você precisa por dia. Nunca faça suplementações por conta própria.

Um comentário:

mari disse...

q delicia este blog,gostei muitooo:) obgda por disponibilizar algumas receitinhas:)