domingo, 30 de maio de 2010

Nutrição vegetariana

Alimentar-se de modo saudável é muito importante; afinal é através da alimentação que conseguiremos energia para poder cumprir as tarefas do dia-a-dia. Além disso, comer é um dos maiores prazeres que temos. Muitas pessoas já me afirmaram que o maior prazer da vida delas é comer! Por isso que temos de tomar cuidado com o que e quanto comemos de cada tipo alimento.
E isso não muda para as pessoas que são vegetarianas ou veganas. Vegetarianos e veganos também tem suas necessidades diárias de macronutrientes , micronutrientes e líquidos.


Mas, o que são macronutrientes e micronutrientes?
Macronutrientes compreendem os carboidratos, proteínas e lipídeos; que são os nutrientes que qualquer ser vivo precisa consumir em maior quantidade. Já os micronutrientes são as vitaminas e minerais; que são os nutrientes que qualquer ser vivo precisa consumir em menor quantidade. Por este motivo que temos de tomar cuidado em termos uma alimentação balanceada.


Para nos ajudar, existe a pirâmide alimentar. Que nos informa a quantidade e porções que devemos consumir de cada tipo de alimento, afim de que não falte nada ou não seja um consumo exagerado. Excesso de macro ou micronutrientes no organismo podem causar doenças.
Então, por esse motivo resolvi fazer algumas postagens sobre a alimentação vegetariana/vegana. De modo que estes possam ajudar aqueles que tem dúvidas ou estão iniciando ao vegetarianismo/veganismo. No decorrer dos pŕoximos dias vocês terão postagens sobre os nutrientes essenciais para que possam levar uma vida saudável e ética. E claro, também haverá novas receitas veganas!

beijos! :]

2 comentários:

Mecânica do Fato disse...

Oi Naa, tudo bem?
Me chamo Aline, e estou fazendo um trabalho sobre Vegans, faço jornalismo, e em uma de minhas pesquisas sobre o assunto achei seu blog e me interessei bastante.
Eu e meu grupo estamos buscando o histórico desse estilo de vida (que estou quase adotando =D), estamos também buscando pessoas vegans para mostrar que a carne e alimentos derivados de animais não são necessárias e há outros meios de ser saudável.
Gostaria de saber se há algum modo de entrar em contato com você, perguntar algumas coisas referente ao estilo de vida, entre outras coisas?

Se tiver a possibilidade, por favor entre em contato com o e-mail: aline.artesgraficas@yahoo.com.br, caso o contrário agradecemos do mesmo modo!
Parabéns pelo blog, nos ajudou em nossas pesquisas!

Att, Aline.

Francisco joilsom Carvalho Saraiva disse...

Adorei seu blog
um forte abraço
ficoiu muito bem organizado