domingo, 30 de maio de 2010

Nutrição vegetariana - Vitamina A

A vitamina A, também é conhecida como retinol (apenas de fonte animal) ou caroteno (apenas de fonte vegetal) é muito importante para o organismo. Como é um micronutriente, não precisa ser consumido em excesso, um adulto precisa consumir apenas alguns miligramas para que alcance a necessidade diária de vitamina A.Como dito acima, podemos encontrá-la no reino animal e vegetal, cenoura, melão, pêssego, abacate, manga, mamão, brócolis.. São alguns dos alimentos onde encontramos esse micronutriente.

É muito importante consumí-lo porque ele é o nutriente responsável pela manutenção e nutrição da visão, mantém o equilíbrio da pele e das mucosas, ajuda na cicatrização, é eficaz na prevenção de gripes. Em crianças a vitamina A é mais importante ainda, pois ajuda no crescimento. Caso haja carência, o indivíduo pode apresentar a "cegueira noturna", sensibilidade a luz (fotofobia), dificuldade para a percepção das cores, secura nos olhos, sistema imunológico enfraquecido, problemas dermatológicos. E, mais uma vez dando atenção especial as crianças, onde os principais sintomas são: a perda de apetite e retardamento no crescimento.

Também há problemas caso haja o um excesso da vitamina no organismo: pele seca, queda de cabelo, cãibra, dores de cabeça, tonturas, náuseas, dores ósseas nas articulações, fissuras no lábio.. Entre outros. Mesmo que o excesso da vitamina seja eliminada pela urina, é bom tomar cuidado.

É um nutriente antioxidante e lipossolúvel, por isso precisa de lipídeos para que possa ocorrer a sua absorção. Caso o indivíduo tenha uma alimentação saudável porém não consuma gorduras, este nutriente não será absorvido e, com isso, haverá falta. Por este motivo que eu sempre repito: uma alimentação balanceada é a melhor coisa, inclusive para ter uma ótima saúde (sejam onívoros, vegetarianos/veganos, macrobióticos..E por ai vai).

A vitamina A não é perdida em grandes quantidades quando passada pela cocção, mesmo durante longos períodos. Porém quando exposta a luzes e ao ar oxida facilmente. Lembrando que: caso a pessoa esteja com falta deste micronutriente é recomendado uma reavaliação na dieta ou suplementos. Normalmente vegetarianos/veganos não tem problemas para suprir a necessidade diária de vitamina A.

Nenhum comentário: