terça-feira, 29 de setembro de 2009

Escondidinho de PTS

Estava com tanta vontade de comer esse prato que acabei inventando e não anotei nenhuma das medidas. Mas, ficou delicioso *-*
Irei listar os ingredientes que usei. Você pode se basear na quantidade de pessoas que irão comer para ver a quantidade de cada ingrediente que precisará usar :)


Ingredientes:
- Pts (usei a escura);
- Bacon vegetal;
- Azeite;
- Óleo;
- Sal;
- Pimenta preta moída;
- Orégano;
- Purê (sabor à sua escolha);
- Shoyo;
- Mostarda amarela;
- Alho;
- Alho desidratado.

Modo de Preparo:
Hidrate a pts como de costume e esprema bem.
Enquanto a prs hidrata, faça um purê bem consistente.
Em uma panela grande, coloque o óleo e o azeite para esquentar. Acrescente o alho e deixe dourar, coloque um pouco de bacon vegetal e deixe fritar um pouco.
Coloque a pts e tempere-a com o shoyo, mostarda amarela, sal, pimenta e alho desidratado. Deixe no fogo baixo até que seque. Coloque um pouco de orégano e misture bem.
Em uma forma, dispeje a pts e arrume-a. Regue com um pouco de azeite e dê algumas pitadas de orégano. Por cima, dispeje o purê e arrume-o.
Leve ao forno médio por 1h20 ou até que o purê fique dourado/gratinado :)

Com arroz e feijão ficou muito gostoso *-*

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sopa cremosa de Batata

Eu AMO batatas, sejam fritas, assadas, gratinadas, picadas, cozidas, amassadas, no creme vegetal.. Nhaam! *-*
Lembrei que haviam batatas na geladeira, pensei em fazer QUALQUER coisa que tivesse batata e fosse bem quente. Afinal, hoje foi um dia bem frio.. Nada melhor do que uma sopa.
Então, acabei criando uma sopinha que eu amei e agora vou passar a receita para vocês *-*



Ingredientes:
- 6 batatas médias descascadas e cozidas (reserve a água);
- 2 xícaras (chá) de pts texturizada (hidratada);
- 2 cenouras descascadas e picadas (ou mais, é que eu só tinha essas);
- 4 colheres (sopa) de shoyo;
- Alho;
- Óleo;
- Sal a gosto;
- Pimenta a gosto;
- Orégano, bacon vegetal e azeite (opcional).

Modo de preparo:
Esquente o óleo numa panela grande e doure o alho, acrescente a pts e a cenoura. Misture bem e acrescente o shoyo, sal e pimenta. Deixe refogando em fogo baixo até que seque.
Enquanto isso, no liquidificador bata as batatas com um pouco da água do cozimento.
Despeje esse creme de batata na panela e mexa bem, para que todos os ingredientes se misturem e deixe em fogo brando até que comece a borbulhar.
Desligue o fogo e sirva.
Para dar um gostinho a mais, salpique orégano, bacon vegetal e coloque um fio de azeite e ficará mais deliciosa ainda!

É uma sopa bastante prática e rápida de se fazer. Não é nada cara e os ingredientes são facilmente encontrados (menos o bacon vegetal, até hoje só vi a venda na Zona Cerealista). Também ficaria deliciosa com outros legumes. Só não coloquei mais nada porque na geladeira daqui de casa só tinha a cenoura, hehe.
Nesses dias frios quebra um galho enooorrme! *-*

Beijinhos, GO VEG!

domingo, 20 de setembro de 2009

Queijos Vegetais (Veganos)

Infelizmente aqui no Brasil não há queijos vegetais industrializados. Por isso que muitas pessoas acham realmente complicado dar o passo do vegetarianismo para o veganismo (por "falta" de opção). Ou intolerantes a lactose deixam de experimentar esse ingrediente largamente utilizado.


Vegarella - "Mussarela" Vegana


Mas, para todos aqueles que acham impossível viver sem queijo (atenção vegetariano: grande parte dos queijos contem coalho de origem animal), existe SIM uma variedade GI-GAN-TE de queijos vegetais. Inclusive são baratissímos, fáceis e são todos feitos em casa! Isso significa que você pode dar o seu toque especial e fazer sempre com muito carinho.
Os queijos vegetais contém pouca gordura e não tem colesterol. Uma ótima opção para quem precisa diminuir a quantidade de lipídios e colesterol na dieta. Ou, porque prefere algum queijo mais magro.


Queijo de Macadâmia (Criado pela: Veg Vida)


Também há queijos crudívoros (não sofrem cozimento acima de certa temperatura, não utilizam ingredientes processados). Costumam ser feitos com alguma noz/castanha e fermentados naturalmente, em temperatura ambiente.

Se você é um vegan sortudo cheio da bufunfa, pode muito bem importar queijos como: esse, esse ou esse (entre outros montes que existem lá na gringa). Tem uma cara extremamete apetitosa e são bastante atrativos por gratinarem, derreterem e parecem com os queijos mega processados, mais gordos e saborosos que tem no mercado.. Porém, pelos relatos do meu namorado, que já teve a oportunidade de experimentar grande parte desses queijos gringos, uma ótima notícia! Os "nossos" feitos em casa são bem mais gostosos! HEHEHEHEHE Os "nossos" queijos vegetais também derretem, gratinam, tostam.. É como um queijo normal. E a vantagem é que você pode achar uma receita onde se adapte melhor e não tem um monte de química que esses queijos devem ter.

Tive a oportunidade de experimentar o Parma ("Parmesão" vegano ralado). Eeee.. Ainda prefiro os queijos que faço, HEHE.

Parma - "Parmesão" Vegano


Uma dica para quem quer fazer os seus queijos vegetais terem um sabor bastante idêntico ao do queijo feito com o leite de vaca, é utilizar o Red Star - Nutritional Yeast.
O levedo de cerveja é um ingrediente bastante saudável e tem venda aqui no Brasil. Porém o Red Star (levedo de cerveja) não é vendido aqui, portanto, há a necessidade de importá-lo. Para a nossa salvação, a Naná vende. As grandes vantagens do Red Star é que ele contém B12 sintética (para veganos isso é ótimo!) e que ele tem um gosto bastante forte e idêntico ao do queijo. Então, use-o com cuidado!
Honestamente eu nunca utilizei esse levedo em minhas receitas e não sinto falta alguma. Mas muitas pessoas o recomendam :)

Para finalizar e fazer um merchan, eu Naa, faço e vendo alguns queijos veganos (inclusive os queijos acima foram feitos por mim ^^). O que (na minha opinião) é o mais gostoso e que mais tem saída é o Queijo Colonial (base de mandioquinha e sem glúten). Caso tenha algum interesse, mande um e-mail para sashaa._@hotmail.com :)

Beijinhos e até mais!
GO VEGAN! :D

Leite de Aveia


É muito fácil e bobo de se preparar que até dá raiva. Com um liquidificador e uma peneira você poderá ter um leite super saboroso e barato! (isso é ótimo para pessoas que não podem comprar sempre leite de soja) *-*
Para quem não gosta de leite de soja, é intolerante a lactose ou tem algum problema com esses tipos de leite, é uma opção bastante válida. Além disso, não fica com nenhum gosto de aveia.

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de aveia em flocos;
- 3 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada;
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (ou a sua escolha);
- Qualquer tipo de açúcar a gosto.

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
Coe e leve a geladeira.
Dura uns 3-4 dias na geladeira.

Dica: O resíduo de aveia é muito bom para passar na pele, para fazer pastinhas ou até mesmo um mingau :)

Caso você queria saber de mais informações nutricionais ou funcionais do leite de aveia, clique aqui.

Primeiro post


Há muito tempo estava querendo criar um blog para falar somente sobre veganismo. Demorei para criar coragem mas, finalmente aqui estou.
Espero evoluir bastante com esse blog, é só o início! :)

Logo menos ainda devo estar postando alguma coisinha! ^^
beijnhos e go veg(an)!