sábado, 26 de dezembro de 2009

Ceia Vegana


Hoje já é dia 26 e essa postagem deveria ter sido feita antes. Porém além do tempo muito corrido, eu estava sem muita inspiração. Não queria passar informações de qualquer jeito e sem carinho ;)
Então, vamos lá!

Fazer uma ceia vegetariana/vegana não é nada difícil. É fácil e muito mais barato e rápido do que comprar perus, chesters, tenders que costumam ser bem caros e demoram horas para assar (além do monte de gordura que as carnes contém. Mesmo que sejam brancas há um teor mais alto do que há em vegetais e grãos).

Abuse de legumes e vegetais refogados, assados, cozidos, fritos! Um toque de azeite nos pratos dará um sabor muito especial!
Um prato muito fácil e absurdamente delicioso é: batatas assadas com azeite e alecrim. Esse prato tem um sabor extremamente agradável e acompanha muito bem arroz e a farofa que costumam ser preparações que aparecem bastante nesta data. Pimentões recheados também podem ser uma ótima escolha!



Outras opções são os patês/cremes para comer com pães e torradinhas! Hommus, tofu batido com cenoura + pimentão vermelho e amarelo + temperos, batata amassada + creme de soja + creme vegetal + temperos rende um creme muito gostoso! Patê de tomate, espinafre, beringela.. Tudo muito bom e nem preciso dizer que é realmente prático né?


Mais uma idéia que posso dar para uma ceia vegana incrível é: incremente o arroz. Uma preparação que já fiz no meu curso (técnico em nutrição) e que achei que pode se encaixar muito bem para um arroz numa ocasião mais especial é: fazer o arroz com legumes (ervilha, cenoura, batata e milho) e depois de pronto misturar com algumas nozes picadas. Fica muito bom e bem diferente. Mas, neste tipo de preparação o "limite é o céu", pode ser utilizada beringela em cubinhos, pimentões em cubinhos, brócolis (arroz com brócolis é tudo de bom! *-*), couve-flor, uva-passas, todos os tipos de oleaginosas...



E por último, e não menos importante (na verdade, para mim, é o mais importante), a sobremesa. Não sei porque e nem da onde que as pessoas tiram que fazer uma sobremesa vegana é difícil. Não é nada dificil, é tudo muito, muitoo simples!
Uma sugestão extremamente simples, manjar de branco com ameixas! Sim, é muito fácil fazer um manjar vegano! Basta apenas mudar o leite de vaca pelo de soja, aveia, amendoas.. A escolha do leite fica ao seu critério. Porém, deixo aqui a dica de que o leite que tem um menor sabor residual é o de aveia.


Enfim, acho que dei algumas poucas idéias e dicas de preparações que podem ser servidas nesta data que muitas pessoas consideram especial e com um ambiente extremamente familiar. Porém, infelizmente, as pessoas veem a necessidade de precisar servir todo aquele monte de carne. O pior é saber que milhões de animais são mortos e muito provavelmente grande parte desse monte de carne é jogada fora porque nem tudo foi consumido. Não só a carne como todas as preparações. No natal, não sei porque, as pessoas tem mania de exagerar na quantidade de comida. Fazem muito e muito é jogado fora.

Beijos e feliz natal (atrasado, hehe)
Go Veg!

Nenhum comentário: