domingo, 20 de setembro de 2009

Queijos Vegetais (Veganos)

Infelizmente aqui no Brasil não há queijos vegetais industrializados. Por isso que muitas pessoas acham realmente complicado dar o passo do vegetarianismo para o veganismo (por "falta" de opção). Ou intolerantes a lactose deixam de experimentar esse ingrediente largamente utilizado.


Vegarella - "Mussarela" Vegana


Mas, para todos aqueles que acham impossível viver sem queijo (atenção vegetariano: grande parte dos queijos contem coalho de origem animal), existe SIM uma variedade GI-GAN-TE de queijos vegetais. Inclusive são baratissímos, fáceis e são todos feitos em casa! Isso significa que você pode dar o seu toque especial e fazer sempre com muito carinho.
Os queijos vegetais contém pouca gordura e não tem colesterol. Uma ótima opção para quem precisa diminuir a quantidade de lipídios e colesterol na dieta. Ou, porque prefere algum queijo mais magro.


Queijo de Macadâmia (Criado pela: Veg Vida)


Também há queijos crudívoros (não sofrem cozimento acima de certa temperatura, não utilizam ingredientes processados). Costumam ser feitos com alguma noz/castanha e fermentados naturalmente, em temperatura ambiente.

Se você é um vegan sortudo cheio da bufunfa, pode muito bem importar queijos como: esse, esse ou esse (entre outros montes que existem lá na gringa). Tem uma cara extremamete apetitosa e são bastante atrativos por gratinarem, derreterem e parecem com os queijos mega processados, mais gordos e saborosos que tem no mercado.. Porém, pelos relatos do meu namorado, que já teve a oportunidade de experimentar grande parte desses queijos gringos, uma ótima notícia! Os "nossos" feitos em casa são bem mais gostosos! HEHEHEHEHE Os "nossos" queijos vegetais também derretem, gratinam, tostam.. É como um queijo normal. E a vantagem é que você pode achar uma receita onde se adapte melhor e não tem um monte de química que esses queijos devem ter.

Tive a oportunidade de experimentar o Parma ("Parmesão" vegano ralado). Eeee.. Ainda prefiro os queijos que faço, HEHE.

Parma - "Parmesão" Vegano


Uma dica para quem quer fazer os seus queijos vegetais terem um sabor bastante idêntico ao do queijo feito com o leite de vaca, é utilizar o Red Star - Nutritional Yeast.
O levedo de cerveja é um ingrediente bastante saudável e tem venda aqui no Brasil. Porém o Red Star (levedo de cerveja) não é vendido aqui, portanto, há a necessidade de importá-lo. Para a nossa salvação, a Naná vende. As grandes vantagens do Red Star é que ele contém B12 sintética (para veganos isso é ótimo!) e que ele tem um gosto bastante forte e idêntico ao do queijo. Então, use-o com cuidado!
Honestamente eu nunca utilizei esse levedo em minhas receitas e não sinto falta alguma. Mas muitas pessoas o recomendam :)

Para finalizar e fazer um merchan, eu Naa, faço e vendo alguns queijos veganos (inclusive os queijos acima foram feitos por mim ^^). O que (na minha opinião) é o mais gostoso e que mais tem saída é o Queijo Colonial (base de mandioquinha e sem glúten). Caso tenha algum interesse, mande um e-mail para sashaa._@hotmail.com :)

Beijinhos e até mais!
GO VEGAN! :D

2 comentários:

xs disse...

Oi NAA!!
Entãaao, quem é Naná, que vende o red star? Precisooo dela hahahaha

Muito parabéns pelo blog e pelas comidinhas lindíssimas!!

Anônimo disse...

Oi flor! Nossa, como estou feliz de saber desses queijos... achava q só existia o Tofu.
Como faço p adquirir seus queijos? Quanto tempo eles duram? Existe algum parecido com o gorgonzola? Tenho verdadeira paixão por esse queijo!
Muito obrigada pelo post. Aguardo carinhosamente sua resposta. Um beijo!

Carolina.