Mas, para todos aqueles que acham impossível viver sem queijo (atenção vegetariano: grande parte dos queijos contem coalho de origem animal), existe SIM uma variedade GI-GAN-TE de queijos vegetais. Inclusive são baratissímos, fáceis e são todos feitos em casa! Isso significa que você pode dar o seu toque especial e fazer sempre com muito carinho.
Os queijos vegetais contém pouca gordura e não tem colesterol. Uma ótima opção para quem precisa diminuir a quantidade de lipídios e colesterol na dieta. Ou, porque prefere algum queijo mais magro.
Também há queijos crudívoros (não sofrem cozimento acima de certa temperatura, não utilizam ingredientes processados). Costumam ser feitos com alguma noz/castanha e fermentados naturalmente, em temperatura ambiente.
Se você é um vegan sortudo cheio da bufunfa, pode muito bem importar queijos como: esse, esse ou esse (entre outros montes que existem lá na gringa). Tem uma cara extremamete apetitosa e são bastante atrativos por gratinarem, derreterem e parecem com os queijos mega processados, mais gordos e saborosos que tem no mercado.. Porém, pelos relatos do meu namorado, que já teve a oportunidade de experimentar grande parte desses queijos gringos, uma ótima notícia! Os "nossos" feitos em casa são bem mais gostosos! HEHEHEHEHE Os "nossos" queijos vegetais também derretem, gratinam, tostam.. É como um queijo normal. E a vantagem é que você pode achar uma receita onde se adapte melhor e não tem um monte de química que esses queijos devem ter.
Tive a oportunidade de experimentar o Parma ("Parmesão" vegano ralado). Eeee.. Ainda prefiro os queijos que faço, HEHE.
Uma dica para quem quer fazer os seus queijos vegetais terem um sabor bastante idêntico ao do queijo feito com o leite de vaca, é utilizar o Red Star - Nutritional Yeast.
O levedo de cerveja é um ingrediente bastante saudável e tem venda aqui no Brasil. Porém o Red Star (levedo de cerveja) não é vendido aqui, portanto, há a necessidade de importá-lo. Para a nossa salvação, a Naná vende. As grandes vantagens do Red Star é que ele contém B12 sintética (para veganos isso é ótimo!) e que ele tem um gosto bastante forte e idêntico ao do queijo. Então, use-o com cuidado!
Honestamente eu nunca utilizei esse levedo em minhas receitas e não sinto falta alguma. Mas muitas pessoas o recomendam :)
Para finalizar e fazer um merchan, eu Naa, faço e vendo alguns queijos veganos (inclusive os queijos acima foram feitos por mim ^^). O que (na minha opinião) é o mais gostoso e que mais tem saída é o Queijo Colonial (base de mandioquinha e sem glúten). Caso tenha algum interesse, mande um e-mail para sashaa._@hotmail.com :)
Beijinhos e até mais!
GO VEGAN! :D
2 comentários:
Oi NAA!!
Entãaao, quem é Naná, que vende o red star? Precisooo dela hahahaha
Muito parabéns pelo blog e pelas comidinhas lindíssimas!!
Oi flor! Nossa, como estou feliz de saber desses queijos... achava q só existia o Tofu.
Como faço p adquirir seus queijos? Quanto tempo eles duram? Existe algum parecido com o gorgonzola? Tenho verdadeira paixão por esse queijo!
Muito obrigada pelo post. Aguardo carinhosamente sua resposta. Um beijo!
Carolina.
Postar um comentário