segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Cozinha Experimental Vegana - Carolinas


Há um tempo atrás, uma pessoa me pediu para tentar fazer Carolinas Veganas. Desde então estou pesquisando alguns ingredientes que possam substituir os ovos que vão na receita original. O ovo é o ingrediente mais importante desta preparação (a textura da massa é dada por eles). E eu precisava descobrir algum ingrediente que pudesse substituir os ovos e chegar no ponto da massa.

Primeramente tentei trocar os ovos apenas pelo creme vegetal e linhaça hidratada, que não deu nada certo. A massa não ficou com a cor, textura, aroma, corretos. Na verdade, eu nem sei direito porque nunca comi Carolinas na vida. Dei sorte e fiz a receita original no meu curso (técnico em nutrição), entendi (vi um pouco como é a textura da massa, como que fica após assada, etc) e aprendi algumas dicas para manusear a massa, tudo precisa ser muito exato.. O que dificultou mais um pouco a adaptação dos ingredientes.

Decidi usar leticina de soja no lugar dos ovos. Até porque a leticina tem função emulsificante, o que poderia substituir os ovos.
A idéia foi ótima e deu certo! A massa ficou ótima, com a mesma textura da original. Porém, após assada a textura ainda ficou um pouco diferente e com um gosto muito forte de creme vegetal. Irei tentar novamente para chegar em um resultado mais satisfatório.


A massa antes de assar

O recheio e o glacê para cobertura não foram nada dificéis de serem veganizados, na verdade foi a parte mais tranquila. Mas ainda quero adaptá-los para ficarem mais saborosos e próximos aos originais. Só tem três coisinhas que vou mudar ainda, usar o leite de aveia, ter essência de baunilha para fazer o recheio e deixá-lo um pouco mais denso para que não escorra tudo, hehe :)



Assim que eu voltar para sp eu devo tentar novamente e mostro os resultados aqui. Cozinhar na cozinha dos outros e sem a balança digital é meio estranho, hehe ;P

beijos!

Um comentário:

Juliana disse...

tbm acho cozinhar fora de casa bem tenso o.O mas as vezes, fazer o que?
rs
eu tbm tô começando a usar a leticina...
boa sorte nas substituições !
conta pra gente dps, ihihihi
:]