Ninguém sabe dizer se a origem do Seitan (conhecido também como Glúten) é da Índia ou dos monges chineses. O importante é que a receita viajou até chegar ao lado ocidental do mundo.
É considerado um alimento muito saudável, de ótima fonte proteíca (para pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou vegana) e também um tipo de "carne vegetal", porque tem textura e preparação similar a de carne animal; o Seitan pode ser: cortado em bifes e frito, assado, usado em tiras para estrogonoffe, etc.
Não é difícil encontrar Seitan, em lojas de produtos naturais vende-se o produto, porém o preço não é tão acessível assim (eu não sei falar quanto custa porque eu nunca o comprei). Mas para quem quer praticidade vale a pena.
Para quem tem tempo de fazê-lo é muito simples e muito mais barato do que comprá-lo; afinal é só uma mistura de água + farinha (branca, com fermento ou integral) e depois é só cozinhar com temperos à gosto.
Mas tem um porém: é demorado e trabalhoso. Eu tentei fazê-lo e a textura não ficou correta. A textura do Seitan é similar aos bifes vegetais da Superbom ou da Glutadela. Ou seja, firme e macio. O meu Seitan ficou um pouco borrachento, porém comível (até porque, eu não gosto de jogar comida fora).
Ainda não postarei a receita porque quero fazê-la perfeitamente antes. Mas mostrarei fotos de como é o processo para fazer o Seitan caseiro e como ficou o resultado final :)
Tenho bastente idéias e modos diferentes para tentar fazer o seitan. Logo menos eu devo acertar o ponto! ^^
Beijos! :)
Go Veg! ^^
Um comentário:
eu fiz seitan só uma vez. o resultado não ficou perfeito, mas achei delicioso. dps eu posto a receita...
bjs !
Postar um comentário