quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Seitan ou Glúten.

Ninguém sabe dizer se a origem do Seitan (conhecido também como Glúten) é da Índia ou dos monges chineses. O importante é que a receita viajou até chegar ao lado ocidental do mundo.
É considerado um alimento muito saudável, de ótima fonte proteíca (para pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou vegana) e também um tipo de "carne vegetal", porque tem textura e preparação similar a de carne animal; o Seitan pode ser: cortado em bifes e frito, assado, usado em tiras para estrogonoffe, etc.

Não é difícil encontrar Seitan, em lojas de produtos naturais vende-se o produto, porém o preço não é tão acessível assim (eu não sei falar quanto custa porque eu nunca o comprei). Mas para quem quer praticidade vale a pena.

Para quem tem tempo de fazê-lo é muito simples e muito mais barato do que comprá-lo; afinal é só uma mistura de água + farinha (branca, com fermento ou integral) e depois é só cozinhar com temperos à gosto.
Mas tem um porém: é demorado e trabalhoso. Eu tentei fazê-lo e a textura não ficou correta. A textura do Seitan é similar aos bifes vegetais da Superbom ou da Glutadela. Ou seja, firme e macio. O meu Seitan ficou um pouco borrachento, porém comível (até porque, eu não gosto de jogar comida fora).

Ainda não postarei a receita porque quero fazê-la perfeitamente antes. Mas mostrarei fotos de como é o processo para fazer o Seitan caseiro e como ficou o resultado final :)


1. Mistura de farinha + água.


2. Meleca de farinha + água, HEHE.


3. Resultado: massa macia e fofa igual a de pão.

 
4. A massa fica imersa na água durante 8h.

 
5. Lavar a massa em água corrente para retirar amido e gordura.

 
6. A massa ápos a lavagem diminui o seu tamanho e muda a coloração.


7. Cortando o Seitan em bifes.


8. Bifes de seitan.

 
9. Seitan após cozido em panela de pessão por +/- 40minutos e frito.

Tenho bastente idéias e modos diferentes para tentar fazer o seitan. Logo menos eu devo acertar o ponto! ^^

Beijos! :)
Go Veg! ^^

Um comentário:

Juliana disse...

eu fiz seitan só uma vez. o resultado não ficou perfeito, mas achei delicioso. dps eu posto a receita...
bjs !