quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Sorvete de Coco Vegano :)

Essa receita de Sorvete de Coco Vegano é de um livro de receitas com "Leite Moça" que eu peguei "emprestado" da minha mãe, hehehe. Foi muuuito fácil veganizar! :)
A Juh fez e disse que adorou, além de render bastante! Eu também aprovo porque é muuito gostoso, fácil e prático! :D


Esse foi a Juh que fez! :D

Ingredientes:
- 1 Lata de soymilk ou 1 receita de condensado caseiro;
- 1 Vidro de Leite de coco;
- Coco ralado a gosto;
- Açúcar, se necessário;
- 1 Caixinha de creme de soja (opcional).

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
Dispeje a mistura em algum pote que possa ir ao congelador. Deixe por 2h no congelador ou até que fique firme (depende da potência do freezer) e bata novamente (isso o deixa mais cremoso) e leve ao freezer novamente.
Esperar até congelar. Mais ou menos 24h (depende da potência do freezer).

Sugestão: Para fazer um sorvete de prestígio adicione 3 col (sopa) de chocolate solúvel.

No verão é uma ótima idéia! Afinal é sorvete caseiro, cremoso, bão dimais! *-*
beijocas!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Palha Italiana

Já experimentou palha italiana vegan? Então experimente porque vale a pena, é muito fácil e muuito bom :)


Ingredientes:
- 1 lata de soymilk ou uma receita de condensado caseiro;
- 3 col (sopa) de chocolate solúvel;
- 200g de bolacha maisena vegano;
- Chocolate solúvel para polvilhar (opcional).

Modo de Preparo:
Em uma panela misture o condensado e o chocolate solúvel e leve ao fogo, até que desgrude do fundo da panela. Deixe esfirar.
Em um refratário espalhe um pouco do doce de chocolate e faça uma camada com a bolacha de maisena e cubra com o doce de chocolate. A última camada deve ser do doce de chocolate. Polvilhe achocolatado.
Leve a geladeira algumas horas antes de servir.
Porém, acho que levar ao freezer fica mais gostoso ainda! HEHEHE :D

Beijos!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Zona Cerealista

Eu tenho sorte de morar em São Paulo - Capital e ter acesso super fácil a Zona Cerealista, que na minha opinião é o lugar mais barato e que os produtos tem uma qualidade excelente.

Para quem não conhece ou sabe o que é a Zona Cerealista: é um local onde tem muitas lojas que vendem todos os tipos de grãos, farinhas, oleaginosas, frutas secas, cristalizadas, alimentos desidratados, farelos, condimentos... Entre outros produtos com um preço muito acessível. Lá é o melhor lugar para fazer compras de alimentos feitos com qualquer tipo de grão. Se você der uma olhadinha em algumas lojas, irá ver que pode economizar um dinheirão!

Além de todas essas vantagens, eu sempre acho alguns produtos bem diferentes e que me despertam um interesse em poder prová-los e descobrir sabores diferentes e, talvez, possam me ajudar a incrementar alguma preparação. Para quem gosta de ficar na cozinha isso é tudo de bom! :)

Uma das coisas mais diferentes que achei por lá foi pts texturizada pink. Sim, isso mesmo!
Após uma breve pesquisa descobri que há 4 cores de pts: caramelo clara (que eu nunca vi), caramelo escura (que é a que encontramos normalmente), a pink e a escura. Cada uma delas serve para substituir um tipo de carne nas preparações (todo vegetariano e vegano sabe como são os onivoros, né? Então essa coloração de pts ajuda um pouco a "convencê-los").


Pts pink refogada, hehe :)

Outro produto que achei por lá foi o Soyamaltine (é da empresa Só Soja). Consiste em extrato de soja com chocolate e malte. Tem um sabor bom, puro achei que tinha um gosto de biscoito. Já para tomar com leite eu misturei com um pouco de achocolatado. O bom desse produto é que tem b12.
Porém, não pense que é igual a Ovomaltine porque não tem nada a ver.


Embalagem do Soyamaltine :)

Outro produto tenho comprado bastante, é a Glutadela Original (da Nutralim). Tenho achado a Glutadela por um preço bem acessível. Tenho gostado muito de Glutadela porque ela é um ingrediente muito bom para fazer lanchinhos a tarde ou mesmo usar em receitas, recheios e etc.


Lancinho de Glutadela com um toque de Zathar, hmm *-*

Quem estiver de passagem por São Paulo, vale a pena visitar o lugar (fica bem perto do Mercadão Municipal. Metrôs mais próximos: São Bento e Brás) e fazer umas comprinhas! Recomendo a Cerealista Helena, Sta Filomena e Empório Roots. Mas lá tem milhões de lojas ótimas, vale a pena conhecer todas, hehe :D

beijos!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Cozinha Experimental Vegana - Carolinas


Há um tempo atrás, uma pessoa me pediu para tentar fazer Carolinas Veganas. Desde então estou pesquisando alguns ingredientes que possam substituir os ovos que vão na receita original. O ovo é o ingrediente mais importante desta preparação (a textura da massa é dada por eles). E eu precisava descobrir algum ingrediente que pudesse substituir os ovos e chegar no ponto da massa.

Primeramente tentei trocar os ovos apenas pelo creme vegetal e linhaça hidratada, que não deu nada certo. A massa não ficou com a cor, textura, aroma, corretos. Na verdade, eu nem sei direito porque nunca comi Carolinas na vida. Dei sorte e fiz a receita original no meu curso (técnico em nutrição), entendi (vi um pouco como é a textura da massa, como que fica após assada, etc) e aprendi algumas dicas para manusear a massa, tudo precisa ser muito exato.. O que dificultou mais um pouco a adaptação dos ingredientes.

Decidi usar leticina de soja no lugar dos ovos. Até porque a leticina tem função emulsificante, o que poderia substituir os ovos.
A idéia foi ótima e deu certo! A massa ficou ótima, com a mesma textura da original. Porém, após assada a textura ainda ficou um pouco diferente e com um gosto muito forte de creme vegetal. Irei tentar novamente para chegar em um resultado mais satisfatório.


A massa antes de assar

O recheio e o glacê para cobertura não foram nada dificéis de serem veganizados, na verdade foi a parte mais tranquila. Mas ainda quero adaptá-los para ficarem mais saborosos e próximos aos originais. Só tem três coisinhas que vou mudar ainda, usar o leite de aveia, ter essência de baunilha para fazer o recheio e deixá-lo um pouco mais denso para que não escorra tudo, hehe :)



Assim que eu voltar para sp eu devo tentar novamente e mostro os resultados aqui. Cozinhar na cozinha dos outros e sem a balança digital é meio estranho, hehe ;P

beijos!

domingo, 27 de dezembro de 2009

Batata assada com Alecrim

A receita de hoje é extremamente simples e saborosa. Inclusive já falei sobre ela na postagem sobre a Ceia Vegana :)


Ingredientes:
- Batatas;
- Alecrim (tanto o fresco como o desidratado);
- Azeite;
- Sal;
- Pimenta do reino moída.

Modo de Preparo:
Descasque e corte as batatas da maneira que preferir (eu cortei em rodelas finas). Se o corte das batatas for muito grosso, dê uma leve cozida nas batatas para evitar que fiquem cruas por dentro.
Unte uma assadeira com o azeite, disponha as batatas uma do lado da outra (tente não colocar uma em cima da outra). Salpique o sal, a pimenta e o alecrim. Regue tudo com o azeite e leve para assar até que as batatas fiquem douradas.

Nesta receita não há a necessidade de medida. É tudo a gosto :)

Beijos e go veg! :D

sábado, 26 de dezembro de 2009

Ceia Vegana


Hoje já é dia 26 e essa postagem deveria ter sido feita antes. Porém além do tempo muito corrido, eu estava sem muita inspiração. Não queria passar informações de qualquer jeito e sem carinho ;)
Então, vamos lá!

Fazer uma ceia vegetariana/vegana não é nada difícil. É fácil e muito mais barato e rápido do que comprar perus, chesters, tenders que costumam ser bem caros e demoram horas para assar (além do monte de gordura que as carnes contém. Mesmo que sejam brancas há um teor mais alto do que há em vegetais e grãos).

Abuse de legumes e vegetais refogados, assados, cozidos, fritos! Um toque de azeite nos pratos dará um sabor muito especial!
Um prato muito fácil e absurdamente delicioso é: batatas assadas com azeite e alecrim. Esse prato tem um sabor extremamente agradável e acompanha muito bem arroz e a farofa que costumam ser preparações que aparecem bastante nesta data. Pimentões recheados também podem ser uma ótima escolha!



Outras opções são os patês/cremes para comer com pães e torradinhas! Hommus, tofu batido com cenoura + pimentão vermelho e amarelo + temperos, batata amassada + creme de soja + creme vegetal + temperos rende um creme muito gostoso! Patê de tomate, espinafre, beringela.. Tudo muito bom e nem preciso dizer que é realmente prático né?


Mais uma idéia que posso dar para uma ceia vegana incrível é: incremente o arroz. Uma preparação que já fiz no meu curso (técnico em nutrição) e que achei que pode se encaixar muito bem para um arroz numa ocasião mais especial é: fazer o arroz com legumes (ervilha, cenoura, batata e milho) e depois de pronto misturar com algumas nozes picadas. Fica muito bom e bem diferente. Mas, neste tipo de preparação o "limite é o céu", pode ser utilizada beringela em cubinhos, pimentões em cubinhos, brócolis (arroz com brócolis é tudo de bom! *-*), couve-flor, uva-passas, todos os tipos de oleaginosas...



E por último, e não menos importante (na verdade, para mim, é o mais importante), a sobremesa. Não sei porque e nem da onde que as pessoas tiram que fazer uma sobremesa vegana é difícil. Não é nada dificil, é tudo muito, muitoo simples!
Uma sugestão extremamente simples, manjar de branco com ameixas! Sim, é muito fácil fazer um manjar vegano! Basta apenas mudar o leite de vaca pelo de soja, aveia, amendoas.. A escolha do leite fica ao seu critério. Porém, deixo aqui a dica de que o leite que tem um menor sabor residual é o de aveia.


Enfim, acho que dei algumas poucas idéias e dicas de preparações que podem ser servidas nesta data que muitas pessoas consideram especial e com um ambiente extremamente familiar. Porém, infelizmente, as pessoas veem a necessidade de precisar servir todo aquele monte de carne. O pior é saber que milhões de animais são mortos e muito provavelmente grande parte desse monte de carne é jogada fora porque nem tudo foi consumido. Não só a carne como todas as preparações. No natal, não sei porque, as pessoas tem mania de exagerar na quantidade de comida. Fazem muito e muito é jogado fora.

Beijos e feliz natal (atrasado, hehe)
Go Veg!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Hoje eu comi..


.. Macarrão instantâneo com molho do meu gatinho salpicado de cenoura ralada e queijo "mussarela" vegetal :)

Hehe, essa semana não tive tempo de ficar na cozinha para inventar ou testar alguma receita, estive bastante ocupada antendendo as encomendas das comidas veganas :)
Domingo irei viajar a acho que ficarei mais tranquila, ai poderei testar e fazer um monte de receitas para postar! ^^

Beijocas! :D

domingo, 13 de dezembro de 2009

Eventos e cookies


Hoje, dia 13 de dezembro irá rolar a IV edição do bazar vegano. Muitos presentinhos e comidinhas (sei que vai rolar panetone e chocotone!) estarão por lá. Haverá muitas coisinhas veganas com as quais poderemos gastar o nosso dinheirinho com a consciência limpa :)
O bazar começará as 10h e irá até as 19h, será no Vegacy (R. Augusta, 2061 - Sentido Jardins) com a entrada franca. O Vegacy estará com um cardápio especial para o bazar.

Mas para quem não gosta muito de bazares ou precisa de algum programa que seja de gratuito, ANDA organizou um evento: "Música e Consciência – pelos animais, pelo planeta", com muitos músicos conceituados (Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Fernanda Porto, Projeto Pequeno Cidadão, Palavra Cantada, Banda Stevens, Grandes Pequeninos com Jair Oliveira, Robson Miguel, Sananda, Banda Pecora, Fernando Anitelli, Gabriela Veiga, Galdino Octupus e Willians Marques (Teatro Mágico) já estão confirmados).
O show será no Parque da Idependência - Museu do Ipiranga, começará as 11h. Além de música haverá a pintura de um painel durante o evento, retratando a vida nos oceanos.

Há programas bem interessantes para esse final de semana! :)
E para quem quiser, eu e mais um pessoal do Ativeg nos encontraremos no Vegacy às 10h e lá pelas 11h estaremos indo para o show. Estamos na espectativa de fazer um veg-nic. Porém, não sei se isso vai dar certo.. Hehe. Qualquer coisa, levem o seu prato doce ou salgado e vamos comer mesmo assim! hahahaha *-*

Eu estou fazendo os cookies que irei postar a receita agora para levar :)

Cookies com Chocolate e Aveia



Ingredientes:
- 2 xíc (chá) de farinha de trigo;
- 2 col (chá) de fermento;
- ¼ col (chá) de sal marinho;
- ½ col (chá) de canela em pó;
- 1 xíc (chá) de chocolate picado (sem leite, claro);
- 1 xíc (chá) açúcar mascavo;
- ¾ xíc (chá) de óleo;
- 1 col (chá) de essência de baunilha;
- ¾ xíc (chá) de água mineral.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em 180 graus.
Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos, menos o açúcar. Misture bem.
A parte misture o açúcar com o óleo. Depois coloque a água e a essência e misture bem.
Junte a mistura líquida com a seca e mexa sem bater.
Modele bolinhas com 2 colheres de sopa ou com a mão mesmo e coloque alguns pedacinhos de chocolate por cima.
Em uma forma untada com óleo e farinha ou forrada com papel vegetal untado com óleo (unte a forma, coloque o papel vegetal recortado com o tamanho da forma e passe mais óleo por cima) coloque os cookies e leve-os ao forno. Estarão no ponto quando crescerem e parecerem meio moles.
Ficam extremamente crocantes e saborosos! :)

Rendimento: aprox 24 un.

Dicas:
- Experimente usar 50% de farinha integral e 50% de farinha branca ou substituir a farinha branca pela integral;
- Em vez de usar todo o chocolate picado, coloque apenas alguns pedacinhos e salpique aveia por cima (igual ao da foto);
- O açúcar pode ser substituido pelo demerara, cristal, branco.. etc;
- Em vez de utilizar fermento químico, utilize bicarbonato de sódio. Terá o mesmo efeito e os cookies ficarão com menos química ;)

Acho que foi a primeira receita doce que postei! hehehe :)
beijinhos e go veg!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Um pouco sobre a pts/ptv, a "carne" de soja

A "carne" de soja é obtida após a extração do óleo do grão da soja. Contem proteínas de alto valor biológico (Vitamina b1, b2 e b6, ác fólico, ác pantotênico, biotina, niacina) além de outros nutrientes.
É muito fácil de ser preparada. Por absorver facilmente os temperos é bastante saborosa. Quem costuma dizer que não gosta de pts porque não tem gosto ou parece "esponja" é porque não sabe como prepará-la corretamente.
Extremamente versátil e substitui a carne animal em qualquer prato. Croquete, strogonoff, picadinhos, hamburgares, recheios e etc.

Para preparar a pts corretamente você irá precisar de água, vinagre (opcional, o ácido retira o sabor forte de soja) e a pts.
Eu gosto de colocar a pts, água e vinagre em uma panela/leiteira e levar ao fogo até que levante fervura. Deixo por uns 5 minutos, para que fique bem macia.



Após ser hidratada, despeje-a em um escorredor e aperte-a para que saia todo o excesso de água. Isso ajuda a retirar, novamente, o forte gosto de soja e também ajuda a evitar a flatulência (gases).



Após esse rápido e fácil processo a pts já está pronta para ser utilizada em alguma preparação. Além de não conter colesterol e alta quantidade de gordura a pts pode render até 3 vezes mais do que o peso inicial. Com 100g de pts não hidratada você pode ter um rendimento de até 300g de pts hidratada.

Alguns pratos que a pts pode ser utilizada (receitas postadas aqui no blog):



Pts ao molho xadrez



Pts com legumes



Escondidinho de pts



Espero que isso possa ajudá-los com o preparo da famosa "carne" de soja :)

Beijocas e go veg! :D

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Movimento pela Consiência Veg e Soja "xadrez"



Essa é apenas uma das muitas fotos que rolaram do evento realizado pela Consciência Veg. O evento aconteceu dia 6 de dezembro de 2009, na Av Paulista. A concentração do pessoal foi em frente do shopping Center 3. Após um tempinho de descontração e para o pessoal ir comer ou descansar um pouco -  pois mais cedo havia ocorrido o DIDA - a passeata começou. Panfletagem e faixas com informações foram chamaram muita atenção durante o trajeto - da Consolação até o Masp. O Cristhian falava sobre o porquê vegetarianos/veganos merecem ser respeitados durante a passeata com um mega fone. Pessoas que estavam na calçada paravam para ver o movimento.
Foi bastante interessante :)
O Pessoal do Holocausto Animal, Veddas e Ativeg deu uma força muito grande para esse evento!

Pts ao molho xadrez



Indredientes:
- 2 xíc (chá) de pts grande;
- Água;
- Vinagre;
- Óleo;
- Alho amassado;
- Meio pimentão vermelho cortado em cubos;
- Meio pimentão verde cortado em cubos;
- Shoyo;
- Sal, pimenta do reino moída e manjericão;
- Amido de milho;
- Açúcar;
- Amendoim (opcional).

Modo de preparo:
Hidrate a pts com 3 colheres (sopa) de vingare. Esprema bem e reserve.
Coloque água (isso vai da quantidade de molho que deseja) e shoyo em no fogo para que ferva.
Enquanto isso, refogue o alho no óleo e adicione o pimentão. Logo em seguida dê uma fritada na pts, coloque o tempero e verifique.
Em um copo coloque água (fria) até a metade e duas colheres (sopa) bem cheias de amido de milho. Coloque a mistura do amido com o molho de shoyo e em seguida despeje tudo na panela com a pts e mexa até engrossar. Para obter um molho adocicado, adicione açúcar.
Caso queira, na hora de servir, polvilhe amendoim.
*Se quiser um molho mais grosso, adicione mais amido de milho.

É um prato tipicamente oriental, acompanha muito bem arroz japones :)



Por hoje é só :)
Bejiocas e go veg!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Legumes e legumes :)

Hoje vou passar duas receitas que inventei, a primeira é ótima como um canapé. De preferência a sirva logo após o preparo e a segunda é perfeita como um acompanhamento ;)



Ingredientes:
- 3 cenouras médias
- 1 ramo de couve-flor
- 2 cebolas pequenas.

Modo de preparo:
Primeiramente prepare os legumes, higienize e escalde a couve-flor. Descasque e corte em pedaços grandes as cenouras e a cebola.
Coloque tudo em um processador e pulse até que todos os legumes fiquem bem triturados.

Discos de cenoura



Ingredientes:
- 3 colheres do preparado de legumes;
- 1 colher (sobremesa) de levedo de cerveja;
- 3 colheres (sopa) de amido de milho;
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 colher (sobremesa) de fermento químico;
- água;
- sal, pimenta do reino e cominho a gosto;
- óleo para fritar;
- maionese vegetal, zathar e manjericão (sugestão).

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e adicione a água até obter uma massa um pouco líquida.
Coloque o óleo para esquentar em uma frigideira anti-aderente. Coloque a massa a colheradas (utilizei uma colher de sopa), assim que ficar firme vire o disco e deixe dourar do outro lado.
Após dourar os dois lados, coloque em papel absorvente.
No centro de cada disco coloque uma colher de (chá) de maionese vegetal, uma pitada de zathar e salpique manjericão.
Crocantes e deliciosos, o zathar dá um sabor especial a preparação. Se preferir, substitua o zathar pelo cominho.

Bolinhos de batata e legumes assados



- Mais ou menos 3 xícaras (chá) de purê de batata;
- 1 colher (sopa) de creme vegetal;
- 2 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho;
- Meia xícara (chá) de água;
- 3 colheres do preparado de legumes;
- Meia colher (chá) de cúrcuma (açafrão);
- Sal, pimenta do reino, manjericão e um fio de óleo.

Modo de preparo:
Ao purê pronto adicione o creme vegetal e misture até que derreta.
Dissolva o amido na água (a água nunca pode ser quente, somente fria) e adicione ao purê e mexa bem. Junte os outros ingredientes e misture até que todos estejam incorporados.
Verifique o tempero.
Unte uma assadeira (se for anti-aderente melhor ainda!) e coloque colheradas da massa. Leve ao forno até que fiquem levemente dourados. Retire-os da forma e sirva.
Fica super cremoso no meio, uma delícia! :)

Experimente adicionar outros legumes, mudar temperos!
Espero que gostem das receitinhas que inventei. Logo menos eu faço mais algumas receitas experimentais e as posto aqui para vocês ^^

--

Domingo, dia 6 de dezembro acontecerão duas intervenções na Av.Paulista - São Paulo Capital.
A primeira está sendo realizada pelos grupos: Veddas e Holocausto Animal. O evento recebeu o nome de DIDA (Dia Internacional dos Direitos dos Animais). A concentração se iniciará à partir das 10:30, com início da passeata previsto para o meio dia. Será iniciada na Av. Paulista, em frente ao Shopping Paulista, com trajeto previsto até à altura do número 2.000 da Av. Paulista.

O outro evento será o do grupo Consciência Veg e, se iniciará às 15:00, sendo que os voluntários deverão se encontrar em frente ao Center 3, altura do número 2064 da Av. Paulista.
Estarei presente, somente, no segundo evento o do grupo Consciência Veg. Tive a oportunidade de conhecer a pessoa que está organizando o evento e a proposta é incrível! Acho que vale bastante a pena ir e ver como será. E mais uma vez estarei lá vendendo comidinhas veganas :)
Nós e os animais contamos com a sua presença!

Beijos e go Veg!